terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Comportamento (anti) social humano

Quando se fala do homem, a primeira palavra que vem na cabeça é socialização. O homem se ajuda, o homem é solidário , o homem é racional. È verdade que esses comportamentos caracterizam um pouco o nosso modo de viver, pelo menos teoricamente.Porém sempre há dois lados de uma “verdade”,a boa que é aquela que todos usam para elogiar,para defender ,para promover e que também é aquela que todos querem ouvir .A má, aquela usada para criticar, menosprezar,acusar, explicar e também conhecida como realidade.O nosso ponto {o meu ponto} aqui é mostrar diferentes situações que mostram o cotidiano e o modo de pensar de muitas pessoas sobre todos os aspectos da nossa vida social.é mostrar que a hipocrisia toma conta da mídia, dos meios de comunicação e vem a tempos contrariando a definição que se tem sobre os homens. Desde os pequenos atos, percebo uma demonstração de carinho que chega a espantar de tão verdadeiro. Quando se “ama” alguém, todas as fronteiras são ultrapassadas e a vontade de estar perto do objeto de desejo é grande o suficiente pra te cegar.Isso explicaria o porque que viramos uma fera quando alguém que amamos é ferido sendo que ferimos os outros que provavelmente devem ser amados por alguém.O que nos faz possuir a razão sem uma mão julgadora?Tornamos-nos nossos próprios juízes e decidimos qual a sentença final para cada um que cruza nossos caminhos. E muito fácil ver como os homens sociais cometem tanta injustiça em seu dia dia.Seja passando o Sinal vermelho e reclamando do pedestre que passa ali na hora, ou entrando no ônibus empurrando todo mundo e reclamando se alguém te empurra,no trabalho quando não cumpre com suas obrigações e cobra as dos outros.Todos julgamos errado em todos os sentidos.Ser social é igual ser normal e ser normal é igual ser mecanizado.O comportamento mecanizado tira aquilo que dizem nos diferenciar dos outros animais , o raciocínio.Toda vez que cedemos um espaço em nossas mentes para os pensamentos dos outros deixamos de ser nós mesmos e passamos a ser mecânicos.Tanto na hora de ouvir a musica do momento como na hora em que agimos nos pondo no lugar de outra pessoa.Isso é freqüente na elite porem no modo da maioria da população é maior ainda.O veiculo que guia o comportamento social é construído sobre impressões , repetições e a razões próprias ,essa que não deveria ser relativa, mas oque sabemos sobre razão?Garanto que se perguntar a dez pessoas porque fazem o que fazem, pelo menos nove dirão algo como: porque é legal, porque eu quero, porque também fazem isso, porque é assim que deve ser feito, etc. Ou seja, o seu ato não tem fundamento nem sustentação, pois ninguém se pergunta o porquê daquilo ser feito daquele modo ou simplesmente o porquê é feito. E estar contra esse tipo de comportamento é praticamente ser uma formiga lutando contra mil tubarões, no habitat deles (isso explica porque eu estou escrevendo sobre isso e não gritando na rua}.Quando se tem olhos críticos, se é visto como um chato, alguém que não fica contente com nada, que sempre quer mais ou que só vê o lado ruim de tudo.Não ser a favor do comodismo é como ser contra a regra principal.Alguém sabe qual é a regra principal?Dizem que é ser humilde, deixar a vida te levar, e agradecer a Deus por todas as infelicidades, pois apesar de tudo, ainda está vivo, mesmo que odeie isso. Argumentar ou questionar essas malditas regras te tornam um infeliz anti-social como eu. O mundo é uma verdadeira prisão. A todo momento nos deparamos com situações que nos fazem querer desistir do plano de vida perfeito pra dar um jeito no problema que nos incomoda.Somos postos frente a frente com nossos princípios e principalmente com nosso orgulho.”Fazer isso, acabar com o problema e ficar em alerta todo o tempo ou não fazer nada a respeito, ficar sempre irritado por não ter feito nada mas não ter de se preocupar com o seu futuro?”São esses tipos de perguntas que tiram alguém do caminho que trilha. Você pode escolher entre destruir o que te destrói ou construir quando destroem, isso depende de seu ponto de vista ou se vale a pena construir sempre.Tudo porque as regras da sociedade nos impedem de fazer escolhas difíceis .O melhor é sempre se acomodar. Já vi mães chorando pelos seus filhos que foram presos porque traficavam drogas:” Meu Deus, porque meu filho? Ele é tão bonzinho... Ele só tava querendo sobreviver... Vai dizer que o senhor, meu Deus, nunca vendeu droga? (...?)... Isso é desprezível e me baseando em situações assim, criei uma pequena regra para poder de algum modo conhecer a razão e ai sim ter meus direitos: os itens principais são VALORES, DEVERES, DIREITOS e RAZÂO. Quando se conhece os verdadeiros valores, (para isso deve se ter uma mente que funcione), você sabe quais são os seus deveres (isso serve pra que ninguém diga que só reclamamos e não fazemos nada para mudar, o que acontece com a mãe que teve o filho preso citada La em cima), quando se cumpre os seus deveres você pode sim lutar pelos seus direitos e ai dizer que tem razão. Pronto é uma regra simples! E essa sim tem fundamento e sustentação. Às vezes penso o que poderia ser feito para acabar com esse problema que atinge 99% da população (excluindo algumas pessoas em estado vegetativo, ou com alguma deficiência mental ou física). Uma das opções é destruir a Terra, mas isso é meio difícil pra mim. A outra é implantar cérebros novos em todo mundo, mas isso também é difícil. Pode-se também ressuscitar Ghandi e torná-lo rei supremo de todo o planeta, (...??????). Enfim, nada pode ser feito e se pudesse eu não estaria aqui escrevendo e eu já disse isso. Mas é possível jogar tudo isso numa lixeira e viver sua vida baseada em suas condições de intelecto. Ser um anti social e escrever também sobre isso.Faz um bem danado.Infelizmente a falta da visão crítica tira o conteúdo da maior parte das pessoas desse lugar.

3 comentários:

  1. Eu concordo plenamente. Ficamos nos prendendo ao politicamente correto e ao fazer isso perdemos toda nossa espontaneidade^^ Adorei o post.// Lise

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, PARABÈNS, na minha opnião o melhor artigo do blog.
    Segundo lugar ,Realmente, devemos escapar dessa grande coisa que se chama mecanismo cerebral ou como eu chamo, efeito Laranja mecanica.Você simplesmente resumiu a realidade
    novamente,parabés exelente trabalho

    ASS:P.G

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post! Parabéns. Me identifiquei, pois penso muito parecido com você e às vezes parece que eu sou a única criatura no mundo que não se conforma com as coisas. Na verdade, me acham "chata" porque não me conformo com certas situações e sempre tenho de ouvir algo do tipo: "Você deveria agradecer a Deus pelo que tem, pois 'lá não sei onde' as pessoas estão passando fome..." O problema é que não quero mudar, me conformar por estar viva. Aliás, quem disse que eu pedi para estar viva? Alguém me perguntou? A sociedade em geral nunca se questiona sobre nada. Nascem, têm vários filhos, alguns trabalham feito bicho e rastejam feito verme e depois vão na igreja agradecer não sei o quê. Por isso, ainda me considero uma pessoa privilegiada por não ser assim. Abraço, o blog é ótimo!
    Virgínia Marques

    ResponderExcluir